Blog

CNAE e Produção Audiovisual

O que é CNAE e o que isso tem a ver com produção audiovisual?

Você já sabe que para propor projeto de produção de obra audiovisual financiado com recursos públicos você precisa ter cadastro de agente econômico na Ancine.

A Agência registra os agentes econômicos de acordo com o tipo de pessoa, ou seja, pessoas naturais e pessoas jurídicas.

Pessoa natural é o indivíduo, que possui número no Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Já as pessoas jurídicas podem ter várias formas, ou seja, empresas podem ser criadas com diferentes características. As empresas são identificadas por um número no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). De maneira simples, alguns tipos de empresa que podem ser criadas no Brasil atualmente são:

– Microempreendedor Individual (MEI);

– Empresário Individual (EI);

– Empresa Individual de Sociedade Limitada (EIRELI);

– Sociedade Limitada (Ltda.); e

– Sociedade Anônima (S/A).

O que é CNAE

Ao cadastrar uma empresa é preciso escolher o tipo de atividade econômica que a pessoa jurídica irá desempenhar. Essas atividades estão catalogadas pelo IBGE na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). E cada atividade possui um número, ou código de atividade, que vale em todo o país. Essa classificação serve para definir como as empresas pagarão impostos.

A CNAE está estruturada em cinco níveis hierárquicos: seção, divisão, grupo, classe e subclasse. A hierarquia das atividades cinematográficas é a seguinte:

CNAE Produção Audiovisual - Produtor Antenado.com.br

 

CNAE e Produção Audiovisual

As atividades econômicas relacionadas à produção audiovisual estão concentradas na classe 5911-1 – Atividades de Produção Cinematográfica, de Vídeos e de Programas de Televisão. E que tem como subclasses:

CNAE Produção Audiovisual - Produtor Antenado.com.br

Quando você pesquisa as atividades no site específico do IBGE, são fornecidas algumas informações bastante relevantes para compreender os tipos de serviços classificados em cada código:

– Notas Explicativas, que diz quais atividades estão e quais não estão compreendidas em uma classe ou subclasse; e ainda

– Lista de Atividades, que descreve melhor as funções que são executadas por uma classe ou subclasse.

Ao definir a atividade econômica é possível escolher uma atividade principal e atividades secundárias.

 

Por que essa sopa de letras e números é importante?

Porque ao buscar a profissionalização como realizadora audiovisual você precisa saber que opções fazer quanto ao tipo de empresa que vai abrir e quais atividades poderá desempenhar legalmente, ou seja, emitindo nota. E, caso você queira utilizar recursos de fomento indireto para financiar suas produções, é preciso ter algumas atividades econômicas específicas registradas no CNPJ.

Num próximo texto trataremos dos tipos de empresa que uma produtora de conteúdo pode abrir, ou seja, da Natureza Jurídica. E então trataremos do Sistema Tributário Nacional aplicado ao Audiovisual, do Regime Tributário e as opções disponíveis aos produtores de conteúdo.

 

Gostou? Dúvidas?

Obrigada pela companhia e fique antenada!

E se achar que esse texto pode ajudar alguém compartilhe!

Entre para a lista de produtores antenados

Receba dicas semanais de como transformar suas ideias em produtos audiovisuais e como financia-los...Grátis!