Blog

O item do orçamento que faz a diferença no sucesso do seu projeto

Muita gente acha que o captador de recursos é o profissional que você tem que procurar quando o projeto já foi inscrito e aprovado em algum mecanismo de incentivo à produção.

Erro grave.

A captação de recursos é um item que tem que ser pensado desde o desenvolvimento do roteiro. É uma atividade que requer planejamento, plano de comunicação, criação, estruturação de projeto, tudo estratégico. E ainda deve levar em consideração questões jurídicas e éticas.

Não basta montar um PDF com: o cartaz do seu filme a ser produzido, currículos dos membros-chave da equipe, número Salic e cotas de patrocínio e apresentar isso ao investidor. Tanto é que muitos projetos são autorizados a captar, muita gente tenta conseguir os recursos de incentivo fiscal, mas chegado o fim do prazo de captação poucos conseguem o dinheiro.

E você sabe por que?

Porque você está pensando só no dinheiro.

Você tem que pensar no patrocinador como seu parceiro. Como alguém que levanta as mesmas bandeiras que o seu filme. É por isso que você tem que pensar na captação de recursos desde o início da produção, desde quando está estruturando a história.

O captador de recursos profissional tem que estar no seu projeto desde a pré-produção. Melhor ainda se estiver desde o desenvolvimento. É ele que vai pensar com você as estratégias que vão convencer o patrocinador a investir no seu projeto e não nos tantos outros que batem à porta da empresa dele. Além de pensar em outras formas de captar os recursos necessários, pois nem só com repasse de impostos de empresas se financia a produção audiovisual.

Captar recursos é questão de relacionamento. Não é só estender o chapéu e esperar receber dinheiro. E não basta o filme e o projeto serem bons. O patrocinador precisa ser cativado pela história e perceber que você vai fazer bom uso do dinheiro que ele vai repassar. É preciso desenvolver uma relação próxima com o investidor. E como em todo relacionamento de sucesso é preciso haver respeito, consideração e atenção entre as partes.

Então, se você está pensando em produzir algum filme procure logo um captador de recursos. Pois você precisa de alguém para fazer uma ponte sólida entre o seu filme e o patrocinador o quanto antes.

Precisa de ajuda com captação? Clica aqui.

  • Luciana Boas

    Olá, sou de uma produtora nova e estamos pretendendo participar de um edital da Fox. Segundo o edital, devemos “estar aptos a captar recursos e apresentar projetos perante a ANCINE com orçamentos compatíveis com os demandados para a produção dos projetos apresentados previstos na lei 8685/93 e na MP 2228-1/2001.” A produtora já está registrada na ANCINE, mas não sei o que mais devemos fazer para cumprir este item do Edital. Teria como me ajudar?

    • AdrianaAntenada

      Oi Luciana, tudo bem?
      Então, essa questão do orçamento compatível tem a ver com o nível de classificação da empresa produtora junto à Ancine, que limita a quantidade de recursos que a empresa pode captar. Você consegue consultar os níveis na IN 119/2015 – http://ancine.gov.br/node/16222
      Boa sorte!

      • Luciana Boas

        Oi Adriana, agora tudo ótimo!
        Você ajudou muito! Acho que nunca chegaria nessa IN se vc não tivesse falado 🙂 Muito obrigada mesmo!!

Entre para a lista de produtores antenados

Receba dicas semanais de como transformar suas ideias em produtos audiovisuais e como financia-los...Grátis!