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O que são mecanismos de incentivo à produção audiovisual independente?

Vamos por partes.

Mecanismo é um conjunto de peças combinadas de maneira a obter-se um determinado resultado.

Incentivo é um estímulo para que alguém execute alguma ação.

Produção é o processo de desenvolvimento de um produto.

– Obra Audiovisual é o produto da fixação ou transmissão de imagens, com ou sem som, que tenha a finalidade de criar a impressão de movimento, independentemente dos processos de captação, do suporte utilizado inicial ou posteriormente para fixá-las ou transmiti-las, ou dos meios utilizados para sua veiculação, reprodução, transmissão ou difusão (definição da MP 2.228-1/01).

– Obra audiovisual de produção Independente é aquela cuja empresa produtora, detentora majoritária dos direitos patrimoniais sobre a obra, não tenha qualquer associação ou vínculo, direto ou indireto, com empresas de serviços de radiodifusão de sons e imagens ou operadoras de comunicação eletrônica de massa por assinatura (definição da MP 2.228-1/01).

Então um mecanismo de incentivo à produção audiovisual independente é um conjunto de peças combinadas de maneira específica para estimular o desenvolvimento de produtos audiovisuais por pessoas ou empresas que não estejam associadas a empresas de radiodifusão e comunicação eletrônica de massa.

Ou seja, os mecanismos de incentivo à produção audiovisual independente são mantidos para que produções fora dos grandes meios de comunicação sejam viabilizadas. Em outras palavaras, para que a sua história possa ser contada.

Temos hoje no Brasil diversos desses mecanismos, alguns exemplos são os editais das secretarias de cultura municipais e estaduais, os editais do Ministério da Cultura, os artigos 18 e 25 da Lei Rouanet etc., todos esses de iniciativa do Estado, ou seja, o dinheiro que banca os projetos é público.

Atualmente os mecanismos de financiamento coletivo tem ganhado espaço. Os recursos usados para financiar as produções nesse caso vem diretamente do consumidor ou empresa apoiadora, geralmente captado através de sites destinados a unir produtores e consumidores. Alguns exemplos são o Partio e o Kickstarter.

Agora é hora de escrever!

Nos comentários abaixo diga se você já utilizou algum dos mecanismos de incentivo à produção audiovisual e como foi sua experiência, quais foram os maiores desafios.

Se você ainda não usou um mecanismo de incentivo, escolha um e compartilhe qual você vai explorar para realizar seu próximo projeto.

Obrigada pela companhia e fique antenada!

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