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Modelo de Negócios Audiovisual

Se você acompanha o Produtor Antenado há algum tempo, já deve ter me ouvido falar que cinema é arte e indústria.

Sem a busca pelo equilíbrio nessa balança será muito difícil viver de cinema — ou de qualquer outro mercado audiovisual.

Pensar a parte arte você já está acostumada — roteiro, tratamentos e talvez até storyboards. Mas e a parte indústria, como começar a pensar? A Jornada do Produtor Antenado te ajuda a dar os primeiros passos e você começa a pensar a parte indústria enquanto pensa a parte artística.

 

Mas e depois da Jornada?

Depois da Jornada você precisa começar a pensar como o público relacionado à parte indústria, ou seja, o investidor.

E a linguagem que o investidor entende é a de negócios: modelo de negócios, plano de negócios, plano executivo e afins.

Talvez você já tenha ouvido falar do Business Model Canvas (tela do modelo de negócios em tradução literal), uma ferramenta que facilita pensar sobre o modelo de negócios de qualquer produto ou serviço.

O Canvas pode ser usado para pensar o seu produto audiovisual da perspectiva do investidor. São nove blocos de aspectos importantes a serem observados quando se pensa em realizar um empreendimento.

 

 

Seu projeto, seja de curta, média, longa ou série é um empreendimento. Então vamos percorrer o Canvas com um produto audiovisual em mente e fazer o Modelo de Negócios do seu filme.

Baixe aqui o PDF do Canvas adaptado ao produto audiovisual, como visto na imagem acima. Então siga a sequência abaixo.

 

Proposta de valor ~ Produto

O que é o seu produto?

Que oportunidade você está oferecendo ao investidor?

Não é só um produto de entretenimento, mas o que ele pode representar para o investidor.

 

Segmentos de mercado ~ Público-alvo

Quem é seu público-alvo?

Quem você quer alcançar com o produto?

Seja específico: crianças entre 5 a 7 anos, mulheres entre 18 e 25 anos. Quando você tenta falar pra todo mundo você acaba falando pra ninguém.

 

Canais ~ Distribuição 

Onde o seu produto vai ser exibido?

Como o público-alvo irá consumí-lo: salas comerciais, festivais, TV por assinatura, VoD?

 

Relações com clientes ~ Objetivo do produto

Que impacto você quer causar em quem assiste o produto?

Pense em como você quer que o público receba o seu produto.

 

Parcerias-chave ~ Parceiros

Cinema é arte coletiva, você já sabe. Quem serão seus parceiros nesse projeto?

 

Atividades-chave ~ Características da produção

Seu produto é uma ficção fundamentada na interpretação e interação dos personagens? Ou é uma produção futurista permeada de efeitos especiais? Ou seu produto é uma animação 2D tradicional?

Quais são as atividades essenciais para a realização do produto em termos de necessidades técnicas?

 

Recursos-chave ~ Recursos

O que você vai precisar para realizar o projeto: equipamentos, locação, equipe, transporte, figurino etc.

 

Estrutura de custos ~ Orçamento

Quanto o projeto vai custar?

Pense em todas as fases da produção para fazer um orçamento adequado.

 

Fluxos de receitas ~ Comercialização

Como você vai comercializar o seu produto?

Lembre que cinema é arte e indústria. É preciso ter qualidade artística tanto quanto viabilidade comercial.

 

E agora?

O próximo passo na sua caminhada de realização é fazer o Plano de Negócios.

Fazer um Plano de Negócios é um processo.

Nesse processo você traduz o seu produto para o universo do investidor, abordando todas as questões que ele tem interesse em saber para decidir se o seu filme é um bom negócio pra ele.

Você conclui o processo com um documento estratégico em mãos e adequado para buscar os recursos para realizar seu produto.

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