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Formas de financiamento à produção audiovisual

Para a maioria dos realizadores, o super vilão da produção audiovisual é o financiamento. Na verdade a falta de financiamento.

Porém, apesar da grande dificuldade que muitos acreditam existir para conseguir os recursos, há uma infinidade de formas de se financiar uma produção audiovisual.

 

Principais formas de financiamento à produção audiovisual

O financiamento à produção pode ser feito através de grandes estúdios (ou canais de TV), que é o caminho adotado pelas grandes produções hollywoodianas.

Ou o financiamento pode ser feito de forma independente, como são feitos a esmagadora maioria dos produtos audiovisuais realizados pelo mundo.

 

Quem diz que não há dinheiro é porque não sabe onde procurar!

Há diferentes mecanismos de financiamento à produção audiovisual independente no Brasil, que podem ser agrupados em quatro grandes grupos:  Alternativas, Marketing cultural, Estatais e Negócios.

 

Financiamento à Produção Audiovisual AMEN

Compreendendo cada grupo

Alternativas

As formas inovadoras de financiamento costumam ser vistas como alternativas.

A captação de recursos é uma das áreas que mais se beneficia da criatividade empreendedora.

Exemplos: nano orçamento, financiamento coletivo, crossfunding etc.

 

Marketing Cultural

O marketing cultural é uma forma que as empresas tem de associar suas marcas a projetos culturais, e com isso ganhar visibilidade.

Ao patrocinar um projeto, fazendo uso de leis de incentivo ou não, as empresas estão necessariamente realizando uma ação de marketing cultural.

Exemplos: branded content, product placement, patrocínio etc.

 

Estatais

Esses são todos os tipos de financiamento disponibilizados pelo governo.

Os recursos podem ser de fomento direto, geralmente por meio de editais, que distribuem recursos de fundos; ou de fomento indireto, através de leis de incentivo, que oferecem benefícios via renúncia fiscal.

Exemplos: Editais do MinC, Fundo de Cultura do seu estado ou município, Lei do Audiovisual etc.

 

Negócios

Essas são as formas de financiamento que investidores utilizam.

O mercado audiovisual gera um volume de negócios de bilhões de dólares por ano, só no Brasil. A Indústria audiovisual é um negócio de risco, mas com margens de lucro bastante atrativas para os investidores.

Exemplos: coprodução internacional, pré-venda, investidor anjo etc.

Ao ler sobre cada grupo você começa a perceber que há de fato muitas formas possíveis de financiar a sua produção.

 

Amén

Reparou que as iniciais dos grupos formam a palavra AMEN?

Agora toda vez que você ouvir alguém dizendo amém, lembre que recursos para viver de cinema existem em abundância. Você só precisa se instruir para saber como acessá-los.

 

Isso não é tudo

Há interseções entre os grupos, essa divisão é só para facilitar a compreensão das opções disponíveis.

Além dessas, há as combinações, ou seja, formas de financiamento que se encaixam em mais de um grupo, por exemplo: mecanismo estatal e marketing cultural, como a Lei Rouanet; mecanismo estatal e negócios, como o FSA, etc.

 

Porque isso é importante

É essencial conhecer as formas de financiamento disponíveis para montar o Plano de Negócios e o Plano de Financiamento do seu produto audiovisual.

O grande vilão dos produtores, na verdade, é a falta de planejamento e disposição para fazer o que é necessário para conseguir captar os recursos.

 

Agora é com você: quais formas de financiamento à produção audiovisual independente você já utilizou? Ou quais mecanismos tem mais interesse em conhecer?

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