Blog

O que o seu peguete pode te ensinar sobre viver de cinema?

Flertar, namorar, noivar, casar, enfim, todas as fases do relacionamento tem seus encantos e a gente deve aproveitar cada uma, sem o desespero de passar para a próxima.

Mas a gente sabe quando está enrolando alguém ou quando está sendo enrolada. 

No começo tudo é alegria. Você vive eufórica e suspirando. As mensagens, ligações e encontros são frequentes. E você quase não consegue pensar em outra coisa, a não ser nos momentos que teve ou que vai passar com a pessoa.

A vida vai acontecendo. E com o tempo vêm situações como aniversários de familiares, encontros com casais de amigos, viagens etc., que são ótimos para analisarmos como esse relacionamento está evoluindo.

Como você trata essa pessoa diz muito sobre as suas intenções para esse relacionamento. E o mesmo vale para a sua relação com o seu filme, sabia?

 

Definindo intenções

Por que começamos um relacionamento? Para ter companhia, compartilhar alegrias, conquistas, pra sermos felizes, para fazer o outro feliz. São muitas as razões. Mas quando você não define porque está nessa relação, então as coisas se complicam. Criam-se expectativas que são fadadas à frustração. Ninguém evolui.

É exatamente a mesma coisa com seu filme. Se você não sabe porque está contando essa história ou porque está realizando você fica enrolando e não evolui.

Saber porque você está nesse relacionamento é seu ponto de partida. Se você quer só curtir, ficar no flerte, assuma essa postura e depois não reclame que você não consegue avançar no projeto. Você escolheu não se dedicar a ele. Mas se você busca entender seu propósito, isso te mantém engajada na sua jornada de realização.

Então, você sabe por que está fazendo esse projeto?

 

Assumindo o relacionamento

Quando você decide que o relacionamento é sério, o que você faz? Apresenta o moço para os seus pais e pra todo mundo.

Se você decidiu que essa história vale a pena, que ela precisa mesmo ser contada e que você quer evoluir e vivenciar todas as fases dessa produção, então declare para o mundo que você está comprometida com esse projeto.

Isso vai te estimular a avançar. Vai ajudar a te manter empenhada com o desenvolvimento, pois você vai ter novidades pra contar quando as pessoas te perguntarem o que está fazendo.

Você pode até arrumar um anel de compromisso — um colar, pulseira etc. — enfim, alguma coisa que você carregue sempre com você pra te lembrar desse pacto que você fez com você mesma.

Então, você assumiu que está em um relacionamento sério com seu filme? 

 

Convivendo

Quando estamos em um relacionamento, encontramos tempo para nos dedicarmos de verdade ao outro. Mesmo com a correria do dia-a-dia, quando a gente gosta, a gente sempre dá um jeito de arranjar tempo para estar junto. É aquela coisa: quem quer dá jeito, quem não quer dá desculpa.

Dê jeito: defina suas prioridades e coloque na sua agenda. Se é uma hora por dia que você pode se dedicar a escrever, então marque esse tempo no seu calendário e não permita que distrações — redes sociais, família, animais de estimação, celular — te atrapalhem. Proteja esse tempo com a mesma vontade que você quer ver esse projeto pronto.

Então, você está se organizando para ter tempo para o projeto? Você está dando ao projeto a atenção que ele merece?

 

Na alegria e na tristeza 

Nós temos afinidade com a outra pessoa, mas não gostamos exatamente das mesmas coisas. E na verdade tem coisas que detestamos fazer. Mas que acabamos fazendo, quando sabemos que é importante pra ela. Faz parte.

Em tudo há aspectos positivos e negativos, ou atividades que gostamos mais que outras. Mas que apesar de acharmos entediante sabemos que são importantes serem executadas. O processo de realização de um filme não é exceção.

Então, se você gosta de escrever, mas não gosta de formatar, lembre do quanto um roteiro bem formatado auxilia em otimizar a produção. E quando chegar a hora de formatar respire fundo e faça de uma vez. Se você ficar procrastinando essa atividade só vai demorar mais tempo para ser concluída.

Então, você está fazendo tudo que é necessário para realizar o projeto sem enrolação? 

 

Na saúde e na doença

Quando o outro está bem e disposto é ótimo estar em sua companhia. Mas quando ele fica querendo colo e mimo, porque ficou gripado isso pode dar nos nervos. No fundo você sabe, que se der um pouco de atenção, fizer aquele cházinho com limão e alho que sua mãe ensinou, ele fica bom em dois tempos.

Muitas vezes seu projeto chega nessa fase enjoadinha, que você nem aguenta olhar pra ele. Mas você sabe que o que precisa fazer é dar atenção e continuar desenvolvendo.

Porém, as vezes o problema é mais grave e só a receita caseira não basta. Você precisa levar o rapaz ao médico, que vai receitar algo mais eficiente. E quando seu amado melhora você fica mais feliz.

Assim é com seu filme. As vezes o processo trava e você não consegue sair do lugar, mesmo dedicando horas ao projeto. É o caso de chamar uma especialista para ajudar seu projeto a progredir. Assim você mantém a sua saúde mental e seu projeto não para.

Então, você está dando conta do projeto sozinha ou está travada e precisando de ajuda profissional?

 

Na riqueza e na pobreza

Dinheiro não é problema, dinheiro é uma ferramenta para solução. O que a gente precisa é fazer um orçamento priorizando o que é importante.

Se viajar uma vez por ano é importante pra você e seu amado, então economize não saindo todos os finais de semana. Avalie no que pode economizar. Faça programas mais alternativos e vá juntando o recurso que você precisa para investir na viagem.

O raciocínio é o mesmo com seu filme. Se você sabe que precisa de ajuda de uma profissional, então pare de gastar seu dinheiro com supérfluos. Faça um orçamento e se organize para ter os recursos necessários para realizar seu projeto da melhor forma possível.

Então, você já sabe o que vai precisar para realizar o projeto? Sabe quanto vai custar? E sabe como conseguir o que precisa?

 

Amando-te, respeitando-te e sendo-te fiel em todos os dias de minha vida

Estar num relacionamento é fácil. Mas estar num bom relacionamento requer um projeto de vida. E um bom projeto é sinônimo de um projeto completo, como falei nesse texto.

O que você quer e o que o seu amado quer precisa estar em harmonia. E isso vocês conseguem fazendo um projeto de vida que contemple o que ambos querem vivenciar para sentirem-se felizes e satisfeitos. Esse plano vai guiar as decisões de vocês. Vai permitir que vocês tenham consciência de onde vocês estão e para aonde vocês querem ir. O projeto de vida completo vai garantir que vocês tenham a tranquilidade para viver um dia de cada vez. E isso facilita o amor, o respeito e a fidelidade entre vocês.

E com seu filme não poderia ser diferente. Um projeto completo, que contemple todas as fases do caminho onde você está com a história até aonde você quer chegar com o filme garante que você o realize com satisfação e felicidade. Esse plano completo te deixa livre de ansiedade, porque você sempre sabe o que vai acontecer. Um bom projeto é o aliado ideal para perseverar na realização do filme.

Então, você já tem um projeto completo para transformar a sua ideia em filme?

 

 

Quando você conhece alguém que faz seus olhos brilharem e seu coração bater mais forte, você sabe que essa pessoa merece a sua atenção. Do mesmo jeito é com uma história que você quer contar.

E relacionamentos, assim como projetos de filmes, exigem dedicação para que sejam realidade. Entender seu propósito ou sua intenção é algo que você precisa fazer antes de qualquer outra coisa. Pois isso vai ajudar a te manter engajada nos momentos difíceis. Encare as dificuldades com a mesma disposição que encara os momentos agradáveis. E trabalhe para que as dificuldades sejam vencidas.

E lembre, quando pessoas em um relacionamento sério enfrentam problemas elas procuram ajuda. O mesmo vale para a sua relação com seu projeto. Se você está comprometida em realizar esse filme e está tendo dificuldades, ajuda profissional pode ser exatamente o que você precisa para encontrar o caminho para fazer esse filme virar realidade.

Resumindo: se você trata seu filme como um peguete, esse projeto não vai dar em nada. Você precisa assumir um compromisso e investir para que o projeto vire filme.

Então, você está tratando seu filme como peguete? 

Entre para a lista de produtores antenados

Receba dicas semanais de como transformar suas ideias em produtos audiovisuais e como financia-los...Grátis!